sábado, abril 27, 2024

Jequié recebe unidade de oncologia com atendimentos de alta complexidade; investimento é de R$ 1,1 milhão

O sudoeste baiano passa a ter, a partir desta sexta-feira (6), mais uma unidade de alta complexidade em oncologia (Unacon), no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), na cidade de Jequié. Projeto do governo estadual, a nova unidade recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e oferece consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e sessões de quimioterapia. O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado de secretários de Estado, realizou a entrega oficial do equipamento e de outras obras no município.

A unidade começa a funcionar com 12 cadeiras de quimioterapia, duas salas de estabilização, duas de consultórios e duas capelas para a manipulação dos quimioterápicos. A estrutura também atende a cirurgias oncológicas de mastologia, urologia, ginecologia e de aparelho digestivo. A urgência e emergência oncológica vão contar, ainda, com a atuação de médicos especialistas em coloproctologia, urologia, ginecologia e mastologia, além de atendimentos para cuidados paliativos, realização de biópsias, tomografia, ressonância magnética, colonoscopia, endoscopia e broncoscopia. Com o novo serviço, a Bahia passa a contar com 27 unidades especializadas desse tipo.

Na oportunidade, também foi autorizada a abertura de licitação para a reforma da recepção principal do hospital e das enfermarias. No local, está sendo planejada a estruturação de um serviço de hemodinâmica para diagnóstico de doenças e condições que afetam o sistema circulatório, como aneurismas. O hospital, que já conta com serviço ambulatorial, terá um ganho de mais consultórios, sala de raio-x e de procedimentos e outros cuidados, com a assinatura para a construção imediata do novo ambulatório. No espaço, também será construído um Centro de Ensino e Pesquisa.

Ainda em Jequié, o governador Jerônimo Rodrigues entregou a pavimentação, terraplenagem e drenagem das ruas do bairro Joaquim Romão e a requalificação de ruas do entorno e a recuperação da ponte Teodoro Sampaio sobre o Rio de Contas. Na ocasião, os municípios de Jequié, Ipiaú e Maracás foram beneficiados também com a entrega da restauração e sinalização do sistema viário do Centro Industrial de Jequié, que também recebeu drenagem e pavimentação.

Por: Jôsy Souza

ASCOM

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Reservado Drive 7

Notícias