sábado, abril 27, 2024

Polícia Civil cumpre 43 mandados de prisão de integrantes de organização criminosa

Integrantes de uma organização criminosa integrada por pessoas da mesma família, responsável por tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios praticados na cidade de Ipiaú e regiões vizinhas foram alvos da Operação Héstia, deflagrada nesta sexta-feira (6), por unidades da Polícia Civil no interior da Bahia e em uma unidade prisional de São Paulo. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.
Dos mandados de prisão, quatro foram cumpridos nas unidades prisionais de Jequié e São Paulo. No curso das ações, realizadas também nos municípios baianos de Valença, Maraú, Camamu e Itacaré, ainda foi possível elucidar o homicídio de Ítalo Batista, ocorrido no ano de 2021, em Ipiaú. Foram apreendidos aparelhos celulares e uma quantia de R$ 15 mil em dinheiro.
A ação desta sexta-feira (6) é fruto de investigações realizadas há mais de um ano e que foram intensificadas durante a primeira fase da Operação Paz, quando prisões de suspeitos nas cidades circunvizinhas à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié) foram solicitadas ao Poder Judiciário. Participaram das ações policiais civis da 9ª Coorpin/Jequié, além da 10ª Coorpin/Vitória da Conquista, 21ª Coorpin/Itapetinga, 6ª Coorpin/Itabuna, 7ª Coorpin/Ilhéus, 5ª Coorpin/Valença e da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Depin).
Operação Paz
Os municípios da Bahia que tiveram reforço policial durante o primeiro mês de Operação Paz tiveram redução significativa na quantidade de Mortes Violentas Intencionais (MVI), como mostra o balanço de setembro das ações. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, foi registrada uma queda de 16,7%.
A ação da Operação Paz nos municípios-chave ajudou a puxar a redução no estado, que se aproximou dos 15% no mês. Camaçari teve redução de 12,5%; Senhor do Bonfim, 75%; Juazeiro, 86,7%; e Jequié, 91,7%. Durante a primeira etapa das ações, realizada no mês passado, mais de 100 prisões foram realizadas, 63 mandados de busca e apreensão cumpridos e 40 armas de fogo, 11 kg de drogas e 57 munições e explosivos apreendidos.
A Operação Paz, liderada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, concentra esforços para reduzir as MVI, por meio de ações orientadas pela inteligência e fundamentadas em ordens judiciais, a partir de investigações concluídas ou em andamento. Ao longo do ano, a Bahia tem uma redução de Crimes Violentos Letais Intencionais da ordem de 3,9%.
Por: Jôsy Souza
Ascom-PC

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Reservado Drive 7

Notícias